"Iniciamos", digo o brasileiro iniciou, o ano de 2108 com a corrida aos postos de saúde para tomar a vacina da febre amarela.
No final de 2017 já estávamos tendo mortes por febre amarela em locais específicos, um deles Cajamar, próximo onde resido, com isso procurei meu reumatologista para saber como proceder, e Santana de Parnaíba iniciou a campanha de vacinação.
O médico só me relembrou que não posso me imunizar contra a febre amarela, pois ela é de vírus atenuado (vírus vivo), como já expliquei em um post sobre o protocolo para início da imunossupressão (em maio de 2016 - O início da imunossupressão)
Mas o que quero realmente lembrar e falar nesse post é que NEM TODOS podem tomar a vacina e existem outras formas de prevenção e essa foi a forma que meu médico pediu para que eu usasse:
- Tomar Complexo B
- Tomar Concentrado de Alho
- REPELENTE, MUITO REPELENTE
- Sempre que possível usar roupas longas e claras
A campanha na cidade começou ano passado assim como o surto e aviso da necessidade de vacinação, fomos (levei marido e filho - febre amarela) e eu refazer o protocolo da Hepatite B, em dezembro tomar e tinha uns 30 min de fila, super tranquilo... além disso já atualizaram a carteira do marido e filho. MAS gente!!! Sem contar que ela só passa a ter efeito após 15 dias de aplicação! Então não é só tomar e pronto.
Estamos em surto, infelizmente estamos, mas vamos nos proteger de outras formas, como as mostrada acima e PRINCIPALMENTE EVITAR a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor não só da febre amarela, mas da Dengue, a Zika e o Chikungunya que são tão sérias quanto e nem vacina ainda existe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.