quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Sangramento

Desde que tive o aborto em 2011, tomo pílula contínua, sem pausas. Até porque, não sei se já comentei, eu odeio menstruar, sou alérgica a absorvente, depois de 3 dias já fico toda assada, coçando... 

Esse ano tive alguns escapes, que não me preocuparam, porque aconteciam logo após algum esquecimento ou horário tardio de tomada do comprimido.

Mas na semana passada começou um sangramento leve que não parava e cheguei a marcar ginecologista para conversar.

Eis que ontem vou a um evento, ao chegar lá e ir ao banheiro percebi que tinha descido muito. Na correria, que cheguei em cima da hora não consegui trocar. 

Estou, eu assistindo a palestra, e naquela ajeitada de posição na cadeira percebo a cachoeira (toda mulher sabe o que estou falando) e sinto que vazou tudo 😥... e batata, quando levantei, cheguei a manchar a cadeira até 😩 (e a vergonha). Por sorte eu estava com uma mantela e consegui cobrir o estrago na calça cinza. Óbvio, tive que ir para casa tomar um banho e me trocar.

Cheguei a enviar um e-mail para o Reumatologista se poderia ser a vasculite, mas foi descartado.

Já tinha agendado para hoje a médica e fui a consulta.

Causa provável: corpo cansou do anticoncepcional que tomo. "Velhice". Fiz 40 venceu 😂. 

Como tenho RETOCOLITE não posso fazer o tratamento usual que é anti inflamatório e anti hemorrágico. Nesse caso vamos suspender a pílula, aguardar o organismo limpar e fazer o Ultrassom.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos! 

Vamos que vamos, um dia após o outro, uma coisa de cada vez!

Fiz o US e está tudo normal, dentro do esperado. Devo repetir o US em Março/19 e até lá ficar sem metódo anticonceptivo de hormônios... e aí bateu o desespero hahahaha... e o medo de engravidar! Tudo que não quero! E sei que estou ovulando MUITO depois de tanto tempo tomando remédio...

E vou aproveitar essa pausa para verificar se a libido retoma ou se a falta dela não tem relação alguma com anticoncepcional!


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O eterno dilema da maternidade

Sempre teremos essa dúvida: continuar ou parar por um tempo?

Mandar pra escola ou ficar em casa? Período integral ou meio período?

Não existe certo e errado. Existe o que se adapta a nossa realidade. Cada uma sabe onde o calo aperta.

Todas as escolhas têm vantagens e desvantagens. Toda escolha gera uma perda.

Que tenhamos sabedoria para escolher a opção que nos faça perder menos. Que seja uma escolha ganha x ganha.

Acho que as empresas precisam também se adaptar e modernizar.

Nem todo trabalho é necessário estar as 44h no escritório. Por quê não investir no home office?

Não vale a pena deixar trabalhar em casa quando o filho está doente, por exemplo?
Precisamos repensar a forma de trabalho. Ter jornadas menores talvez? Acredito, que as pausas para o cafezinho diminuirão e as reuniões serão mais produtivas.

Quantas vezes estamos presas ao cartão de ponto mas nossa mente está em outro local e sua mente não está rendendo?! Estamos lá só cumprindo hora?!

Quando meu filho nasceu (novembro/09), morava em Salvador e  tinha meu negócio. Ele foi trabalhar comigo durante toda amamentação (consegui amamentar até quase 6 meses). Voltei ao escritório quando ele tinha 2 meses. Mas o filho poder acompanhar a mãe é uma realidade rara, eu sei.

Em setembro/10 retornei a SP. Em outubro quando ele tinha 10 meses,  comecei a trabalhar CLT em "firma" e pude contar com o apoio da avó paterna.

Quando ele entrou na alfabetização senti necessidade de estar perto dessa fase de desenvolvimento. Foi nessa época que tive as piores crises da doença autoimune, tive 2 pneumonias seguidas. Fiquei internada por 3 vezes e uma delas na UTI (isso, claro, assunto para outro post). No retorno me desliguei da empresa.

De 2015 até junho desse ano trabalhei como autônoma. Uma das atividades era organizar bazares e também expunha. Ele foi em vários bazares comigo. Estudamos pra prova muitas vezes em eventos. Buscava na escola, levava em aniversários, descia para atividades no condomínio.

Agora estou CLT novamente. E ele sempre se adaptou a todas as nossas fases. As crianças se adaptam muito mais do que nós! No entanto eles sentem o que sentimos. Se estamos angustiadas com nossas decisões eles percebem e isso reflete no comportamento das crianças.

Por essa razão temos que avaliar com cautela a situação do nosso núcleo familiar. E fazer a melhor escolha para nossas famílias. E não ligar para o que os outros pensam e sim o que é bom para nós.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mais uma vez ela se ativa

Desde o dia 19/09 não consigo trabalhar...

Tudo começou com uma rinite atacada, que virou sinusite e pneumonia.

Na quarta eu fiz home office, mas quinta e sexta não consegui fazer nada, além de dormir... 

Final de semana nada de melhora, segunda vou na Amil e o raio-x da face mostra a sinusite, e pulmão ainda nada.

Na 3a ainda não me sinto apta a retornar ao trabalho e novamente vou na Amil, na ausculta o médico já ouve o chiado e pede o Raio-x, confirmando a pneumonia.

Sempre me bate a dúvida se ela evoluiu da noite para o dia ou estava lá no dia anterior e a médica que atendeu não sou identificar, porque mais uma vez, é uma pneumonia atípica e não localizada.

Saio de lá direto para o pneumologista e continuo com o antibiótico, antialérgico, corticóide e acrescenta a bombinha... só que nisso já levantei na 4a com o intestino super ruim, email para o reumatologista e claro, uma visita nele na 5a. Conclusão: aumenta o corticóide e pedido de exames de sangue.

Tubos de exame retirados na 6a... resultados parciais já saem no sábado, plaquetas alteradas, leve anemia...

Nova visita ao reumato dia 01 e... doença em atividade... manter corticóide por mais 30 dias pelo menos, pedido de tomografia dos pulmões em mãos e mais 5 dias afastada do trabalho... 

Hoje já consegui fazer um pouco de home office, mas fiz fisioterapia para as dores que estou no pescoço e costas, por conta de ficar em repouso, e fiquei BEM cansada... 

Agora é continuar quieta e esperar a recuperação total, fazendo home office e contando com a compreensão do empregador... 

Assim vamos tocando a vida e esperando a melhora, em breve já nem lembrarei novamente que tenho uma auto-imune que me acompanha... assim vamos de ciclo em ciclo, de tratamento em tratamento.




sexta-feira, 27 de abril de 2018

O susto na mamografia de Rotina

Ai tu na sua vidinha "perfeita" recebe uma ligação do laboratório para refazer a mamografia e US... de um dia para o outro!

Aquela viagem marcada para sair as 9h é adiada pela URGÊNCIA da vida...

Vc chega no laboratório refaz a mamografia e a imagem é confirmada 😣

Faz logo a outra mama e não só a esquerda... só precisa mesmo a esquerda...

Aguarda, a médica já vem conversar... novo US com junta medica... 3... conversando sobre o caso: erro médico?! Escondido?! 

- Escondido por cistos... mas sempre tive cistos... mamografia OK em 2016... pois é o "corpo" já tem 1.5 cm... (que vc só fica sabendo no laudo)! 

Tem que biopsar, mesmo se for benigno tem que operar e tirar 😲... tá enraizado, é uma "FLOR" 🏵 envolto por cistos. 

Médica responsável: eu já faria biopsia mas sua médica não autorizou (não é a especialidade da médica que pediu o exame de rotina - prefere que passe no mastologista para ele definir o melhor procedimento, afinal é um exame dolorido pra ter que repetir)... 

E vc quer que te enfie a agulha logo e acabe de vez com essa dúvida! 🤔 pensa bem... pensa... vc pode esperar mais 30 min? Já sai com o resultado! Ah, ótimo! 

Tenho médico 4a já! Vai toma café, marido já ligou pra saber, mal dá tempo de se vestir... tenta ser racional ... pega resultados volta pra casa e arruma o restante para partir feriado... 

Nódulo referência R4... não foi pecar pelo excesso... foi o fato de fato!

Cabeça longe a mil... marido conta pros amigos... vc quer guardar... só familia sabe! 

E vc tentando ser forte e mostrar que vai encarar não importa o que seja 💪! 

Cabeça a mil... cabeça continua a mil

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Alerta sobre a Febre Amarela

Esse texto peguei no facebook e INFELIZMENTE não sei a autoria para mencionar, mas achei BEM IMPORTANTE dissiminar!
Um super alerta a todos sobre a Febre Amarela, vale muuuito a pena ler todos os tópicos!
Sobre a *Febre Amarela* e a "falta de vacinas para todo mundo", vou tentar explicar resumidamente:
- O mosquito que pica o macaco (Haemagogus janthinomys) é diferente do que o que pica o homem (Aedes aegypti). O primeiro vive na mata fechada e o segundo dentro da sua casa.
- O pernilongo comum não participa dessa história.
- Os humanos suscetíveis, ao frequentarem áreas silvestres, podem ser picados por mosquitos infectados.
- Ao voltarem para casa, se estiverem contaminados e forem picados pelo Aedes, este é quem pode disseminar o vírus para outras pessoas.
- O Aedes vive dentro das casas e voa, no máximo, num raio de *500 metros*. Ou seja, o mosquito não vai atravessar a cidade, a não ser que você permita que ele passe de casa em casa, inclusive na sua.
- Como *não há casos de ciclo urbano de Febre Amarela no Brasil desde 1942*, vacina-se apenas as populações que vivem mais próximas às matas nativas porque o vírus só pode vir de lá.
- Entenda que *mata nativa* é diferente de terreno abandonado ou de barranco com mato alto.
- Seguindo-se o "rastro" das mortes dos macacos, é possível saber por onde o vírus está andando, e assim protege-se as pessoas daquelas áreas. É o que chamam de "corredor do vírus".
- Por isso é extremamente importante não sair matando macacos por aí! Além de indicarem por onde o vírus anda, *eles são mais vítimas do que nós.*
- Se você *NÃO mora* próximo a áreas de mata nativa, o vírus só chegará a você se houver o ciclo urbano através do Aedes, e este ciclo começa sempre afetando primeiro os moradores das áreas de mata. Por isso é importante fazer o bloqueio deles primeiro.
- Lembre-se que desde 1942 não há casos de ciclo urbano no Brasil.
- Se você se afobar e tomar a vacina *sem necessidade* e esta faltar aos moradores das áreas de mata, fica muito mais fácil de começar o ciclo urbano, pois essas pessoas estarão desprotegidas *por sua culpa.*
- Se você quer realmente proteger a si e a sua família e colaborar com a cidade toda e com os serviços de saúde, *não permita que o mosquito Aedes aegypti procrie.*
- Além de evitar a Febre Amarela, você também estará evitando a Dengue, a Zika e o Chikungunya.
- Você sabia que Sorocaba *já tem caso confirmado de Chikungunya em 2018* e vários casos suspeitos de Dengue e nenhum de Febre Amarela em humanos? Pois é...
- A chave de tudo é o mosquito *Aedes aegypti* e não os macacos! Use sua inteligência!
- Entendeu agora porque a vacina não é para todo mundo?
- Ah, e antes que eu me esqueça, você já olhou seu quintal hoje atrás de água parada ou lembrou de usar repelente?
- Você pode até escapar da Febre Amarela, mas a Dengue, a Zika e o Chikungunya podem estar *dentro da sua casa* e você nem se deu conta disso!
- Percebeu como tem agido errado até então desesperando-se atrás da vacina?
- Bora fazer o certo *acabando com o mosquito!*

Sobre a Vacina de Febre Amarela

"Iniciamos", digo o brasileiro iniciou, o ano de 2108 com a corrida aos postos de saúde para tomar a vacina da febre amarela.

No final de 2017 já estávamos tendo mortes por febre amarela em locais específicos, um deles Cajamar, próximo onde resido, com isso procurei meu reumatologista para saber como proceder, e Santana de Parnaíba iniciou a campanha de vacinação. 

O médico só me relembrou que não posso me imunizar contra a febre amarela, pois ela é de vírus atenuado (vírus vivo), como já expliquei em um post sobre o protocolo para início da imunossupressão (em maio de 2016 - O início da imunossupressão)




Além disso, no facebook a população está em polvorosa porque as filas estão enormes, outros achando que não é necessário essa loucura de vacinação, que é alarde... alarde ou não e etc. 

Mas o que quero realmente lembrar e falar nesse post é que NEM TODOS podem tomar a vacina e existem outras formas de prevenção e essa foi a forma que meu médico pediu para que eu usasse:
  • Tomar Complexo B
  • Tomar Concentrado de Alho
  • REPELENTE, MUITO REPELENTE
  • Sempre que possível usar roupas longas e claras
Brasileiro deixa tudo para a ultima hora. E não cumpre sua obrigação e só quer cobrar seus direitos. Todos os adultos também devem ter carteira de vacinação e de tempos em tempos verificar se precisa atualizar algo. 

campanha na cidade começou ano passado assim como o surto e aviso da necessidade de vacinação, fomos (levei marido e filho - febre amarela) e eu refazer o protocolo da Hepatite B, em dezembro tomar e tinha uns 30 min de fila, super tranquilo... além disso já atualizaram a carteira do marido e filho. MAS gente!!! Sem contar que ela só passa a ter efeito após 15 dias de aplicação! Então não é só tomar e pronto.


Estamos em surto, infelizmente estamos, mas vamos nos proteger de outras formas, como as mostrada acima e PRINCIPALMENTE EVITAR a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor não só da febre amarela, mas da Dengue, a Zika e o Chikungunya que são tão sérias quanto e nem vacina ainda existe...