quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Alerta sobre a Febre Amarela

Esse texto peguei no facebook e INFELIZMENTE não sei a autoria para mencionar, mas achei BEM IMPORTANTE dissiminar!
Um super alerta a todos sobre a Febre Amarela, vale muuuito a pena ler todos os tópicos!
Sobre a *Febre Amarela* e a "falta de vacinas para todo mundo", vou tentar explicar resumidamente:
- O mosquito que pica o macaco (Haemagogus janthinomys) é diferente do que o que pica o homem (Aedes aegypti). O primeiro vive na mata fechada e o segundo dentro da sua casa.
- O pernilongo comum não participa dessa história.
- Os humanos suscetíveis, ao frequentarem áreas silvestres, podem ser picados por mosquitos infectados.
- Ao voltarem para casa, se estiverem contaminados e forem picados pelo Aedes, este é quem pode disseminar o vírus para outras pessoas.
- O Aedes vive dentro das casas e voa, no máximo, num raio de *500 metros*. Ou seja, o mosquito não vai atravessar a cidade, a não ser que você permita que ele passe de casa em casa, inclusive na sua.
- Como *não há casos de ciclo urbano de Febre Amarela no Brasil desde 1942*, vacina-se apenas as populações que vivem mais próximas às matas nativas porque o vírus só pode vir de lá.
- Entenda que *mata nativa* é diferente de terreno abandonado ou de barranco com mato alto.
- Seguindo-se o "rastro" das mortes dos macacos, é possível saber por onde o vírus está andando, e assim protege-se as pessoas daquelas áreas. É o que chamam de "corredor do vírus".
- Por isso é extremamente importante não sair matando macacos por aí! Além de indicarem por onde o vírus anda, *eles são mais vítimas do que nós.*
- Se você *NÃO mora* próximo a áreas de mata nativa, o vírus só chegará a você se houver o ciclo urbano através do Aedes, e este ciclo começa sempre afetando primeiro os moradores das áreas de mata. Por isso é importante fazer o bloqueio deles primeiro.
- Lembre-se que desde 1942 não há casos de ciclo urbano no Brasil.
- Se você se afobar e tomar a vacina *sem necessidade* e esta faltar aos moradores das áreas de mata, fica muito mais fácil de começar o ciclo urbano, pois essas pessoas estarão desprotegidas *por sua culpa.*
- Se você quer realmente proteger a si e a sua família e colaborar com a cidade toda e com os serviços de saúde, *não permita que o mosquito Aedes aegypti procrie.*
- Além de evitar a Febre Amarela, você também estará evitando a Dengue, a Zika e o Chikungunya.
- Você sabia que Sorocaba *já tem caso confirmado de Chikungunya em 2018* e vários casos suspeitos de Dengue e nenhum de Febre Amarela em humanos? Pois é...
- A chave de tudo é o mosquito *Aedes aegypti* e não os macacos! Use sua inteligência!
- Entendeu agora porque a vacina não é para todo mundo?
- Ah, e antes que eu me esqueça, você já olhou seu quintal hoje atrás de água parada ou lembrou de usar repelente?
- Você pode até escapar da Febre Amarela, mas a Dengue, a Zika e o Chikungunya podem estar *dentro da sua casa* e você nem se deu conta disso!
- Percebeu como tem agido errado até então desesperando-se atrás da vacina?
- Bora fazer o certo *acabando com o mosquito!*

Sobre a Vacina de Febre Amarela

"Iniciamos", digo o brasileiro iniciou, o ano de 2108 com a corrida aos postos de saúde para tomar a vacina da febre amarela.

No final de 2017 já estávamos tendo mortes por febre amarela em locais específicos, um deles Cajamar, próximo onde resido, com isso procurei meu reumatologista para saber como proceder, e Santana de Parnaíba iniciou a campanha de vacinação. 

O médico só me relembrou que não posso me imunizar contra a febre amarela, pois ela é de vírus atenuado (vírus vivo), como já expliquei em um post sobre o protocolo para início da imunossupressão (em maio de 2016 - O início da imunossupressão)




Além disso, no facebook a população está em polvorosa porque as filas estão enormes, outros achando que não é necessário essa loucura de vacinação, que é alarde... alarde ou não e etc. 

Mas o que quero realmente lembrar e falar nesse post é que NEM TODOS podem tomar a vacina e existem outras formas de prevenção e essa foi a forma que meu médico pediu para que eu usasse:
  • Tomar Complexo B
  • Tomar Concentrado de Alho
  • REPELENTE, MUITO REPELENTE
  • Sempre que possível usar roupas longas e claras
Brasileiro deixa tudo para a ultima hora. E não cumpre sua obrigação e só quer cobrar seus direitos. Todos os adultos também devem ter carteira de vacinação e de tempos em tempos verificar se precisa atualizar algo. 

campanha na cidade começou ano passado assim como o surto e aviso da necessidade de vacinação, fomos (levei marido e filho - febre amarela) e eu refazer o protocolo da Hepatite B, em dezembro tomar e tinha uns 30 min de fila, super tranquilo... além disso já atualizaram a carteira do marido e filho. MAS gente!!! Sem contar que ela só passa a ter efeito após 15 dias de aplicação! Então não é só tomar e pronto.


Estamos em surto, infelizmente estamos, mas vamos nos proteger de outras formas, como as mostrada acima e PRINCIPALMENTE EVITAR a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor não só da febre amarela, mas da Dengue, a Zika e o Chikungunya que são tão sérias quanto e nem vacina ainda existe...